Aparajita

अपराजिता

Ervilha Borboleta (Clitoria ternatea): Um corante natural para balas de goma

Resumo - Este estudo determinou o potencial do extrato de flor de Clitoria ternatea como um substituto para corantes sintéticos na preparação de balas de goma. Os pesquisadores prepararam balas de goma usando extratos aquosos de flores de C. ternatea em diferentes concentrações (10, 20, 30 e 40g de flores por litro dágua), oferecendo para 50 provadores de diferentes idades, escolhidos aleatoriamente, para avaliação das balas dos diferentes tratamentos através do método sensorial ao nível do paladar, textura, cor, cheiro, aparência e palatabilidade geral, utilisando uma escala hedônica de nove graus, comparando as respostas por faixa etária usando a análise de variância. Os resultados mostraram que o extrato aquoso T3 (30 gramas) obteve a maior média ponderada total
de nível de aceitabilidade com uma descrição de "Gostei muito", seguido pelo T4 (40 gramas) com "Gostei moderadamente”. O T1 (10 gramas) teve a menor pontuação, com uma descrição de “Não gostei moderadamente”. O alto nível de aceitabilidade indica que o extrato aquoso da flor de C. ternatea melhora a cor e aparência das balas de goma. Este estudo mostra ainda que não há diferença significativa na aceitabilidade entre os entrevistados quando agrupados por faixas etárias. Os pesquisadores concluíram que o extrato aquoso de flores de 30g de C. ternatea por litro d'água melhorou a cor e o aspecto das balas de goma, podendo ser aceito pelo público consumidor de doces de diversas idades.

ACESSE O ARTIGO ORIGINAL (Inglês)

LOÑES, H. E. & BANWA, T. P. Butterfly Pea (Clitoria ternatea): A natural colorant for soft candy (Gummy Candy). Indian Journal of Science and Technology, 14(3):239-244, 2021.