Aparajita

अपराजिता

Atividade antioxidante de extratos de pétalas de Clitoria ternatea e de gel para o contorno dos olhos

Resumo – Extratos de flores de Clitoria ternatea (ervilha borboleta) são usados ​​na Tailândia como um componente de cosméticos, e a composição química das flores sugere que elas podem ter atividade antioxidante. Neste estudo, o potencial da atividade antioxidante dos extratos de C. ternatea foi investigada e de um extrato contendo formulação em gel para a região em torno dos olhos. Extratos aquosos mostraram ter atividade antioxidante mais forte (conforme medido por eliminação da atividade de DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl) do que os extratos de etanol (os valores de IC50 foram 1 mg/mL e 4 mg/mL, respectivamente). Extratos aquosos incorporados em uma formulação de gel para a região em torno dos olhos também mostraram reter essa atividade, no entanto, foi significativamente menor do que um creme anti-rugas comercial incluído para comparação. O conteúdo fenólico total foi de 1,9 mg/g de extrato como equivalentes de ácido gálico. Os dados deste estudo apóiam o uso de extratos de C. ternatea como antioxidantes para inclusões em produtos cosméticos.

Conclusões – O presente estudo referenda o uso tailandês tradicional de Clitoria ternatea como um ingrediente efetivo como antioxidante em cosméticos. Essa atividade foi melhor quando se utilizou das práticas tradicionais de extração em água. Os dados para o total de fenólicos sugerem que as flores de Clitoria ternatea podem ser uma boa fonte de antioxidantes naturais, podendo ser incorporados em uma variedade de cosméticos e outros produtos.

ACESSE O ARTIGO ORIGINAL (Inglês)
KAMKAEN, N. & WILKINSON, J. M. The Antioxidant Activity of Clitoria ternatea Flower Petal Extracts and Eye Gel. Phytotherapy Research 23(11):1624–1625, 2009.