Aparajita

अपराजिता

Blog

Neste Blog pretendemos publicar resumos de artigos científicos de pesquisas sobre a Clitoria ternatea, indicando os artigos originais para quem tenha interesse em acessar e conhecer o conteúdo completo. Indicações de novas referências ainda não publicadas aqui, assim como informações de qualquer problema com os links de acesso aos artigos, poderão ser enviadas para o email contato@pachamamaagroecologia.com.br, ou utilizando-se da nossa página de "Contato", e serão muito bem-vindas !!!

Caso não consiga acessar algum dos artigos indicados por qualquer razão, entre em contato que teremos prazer em te enviar cópia por email. Boa leitura !!!

Propriedades cosméticas e dermatológicas de extratos vegetais de plantas selecionadas utilizadas na Ayurvédica

Devido ao interesse cada vez maior por ingredientes de origem natural, este estudo busca avaliar a possibilidade de utilização de extratos de três Plantas Ayurvédicas (Epilobium angustifolium, Centella asiatica e Clitoria ternatea) em preparações para o cuidado e tratamento de doenças de pele.

Leia mais...

Ervilha Borboleta (Clitoria ternatea): Um corante natural para balas de goma

Este estudo determinou o potencial do extrato de flor de Clitoria ternatea como um substituto para corantes sintéticos na preparação de balas de goma.

Leia mais...

Métodos para superação da dormência de sementes de Clitoria ternatea

A espécie Clitoria ternatea L., conhecida no Brasil como cunhã, pertencente à família Fabaceae, possui boa adaptabilidade às condições de clima quente e períodos de seca, além de satisfatória aptidão para produção de forragem. No entanto, estudos mostram baixa percentagem de germinação em sementes de cunhã em consequência da dormência física devido à impermeabilidade do tegumento à água.

Leia mais...

Clitoria ternatea: Antigos e novos aspectos

Nativa da Ásia Tropical, a Clitoria ternatea é uma planta medicinal fitoterápica perene e trepadeira, com longa tradição de uso como intensificador de memória e agente ansiolítico, encontrando-se vários constituintes em diferentes partes da planta.

Leia mais...

Métodos para superação da dormência de sementes de Cunhã Clitoria ternatea L. e sua influência na germinação

Estudos realizados com sementes de Cunhã (Clitoria ternatea L.) têm mostrado que esta apresenta dormência após a colheita e durante o período de armazenamento, caracterizado pela impermiabilidade do tegumento à absorção de água.

Leia mais...